FAQ

Perguntas com resposta

Espreite a lista de perguntas frequentes abaixo para esclarecer qualquer dúvida sobre o serviço da Ecoceno.

Geral

Como funciona o serviço da Ecoceno?

O serviço de embalagens reutilizáveis da Ecoceno permite aos estabelecimentos utilizarem embalagens reutilizáveis de forma simples, segura e conveniente.
Os estabelecimentos recebem embalagens reutilizáveis, sem qualquer custo, podendo utilizá-las para entregar refeições aos seus consumidores. Para isso, apenas têm de ler os códigos QR de cada embalagem e o código QR de cada consumidor no momento de entrega através da aplicação móvel da Ecoceno. Até ao dia 10 do mês seguinte, os estabelecimentos têm de pagar à Ecoceno um montante relativo ao número de utilizações do mês em análise.
Quando os consumidores pretendem devolver embalagens, os estabelecimentos apenas têm de ler os códigos QR de cada embalagem através da aplicação móvel da Ecoceno. Após esse momento, higienizam as embalagens de acordo com as normas de higiene e segurança alimentar, e estão prontos para reutilizar as embalagens.

O que acontece se entregar uma embalagem e não registar a sua saída?

Como cada entrada e saída de embalagens é registada, a Ecoceno sabe sempre qual o número e o tipo de embalagens que estão em cada estabelecimento. Ao entregar uma embalagem sem fazer o registo de saída, esta informação torna-se errada, a Ecoceno não repõe embalagens reutilizáveis no estabelecimento (porque entende que o estabelecimento ainda tem embalagens) e acontecem ruturas de stock de embalagens reutilizáveis no estabelecimento.
Para além disso, a Ecoceno realiza auditorias regulares, sem data marcada, para confirmar que a informação que tem em sistema corresponde ao stock existente em cada estabelecimento. Ao entregar embalagens sem registar as respetivas saídas, o stock existente no estabelecimento passa a ser inferior ao stock em sistema e a Ecoceno cobra ao estabelecimento um montante acordado por cada unidade em falta.

As embalagens são entregues lavadas?

Não. Por motivos de higiene e segurança alimentar, a responsabilidade pela higienização das embalagens é de cada estabelecimento, devendo realizá-la de acordo com as leis em vigor relativas a esta matéria.
Casos pontuais que envolvem estabelecimentos que não têm condições para realizar a higienização das embalagens são analisados numa base individual.

Quantas embalagens são colocadas num estabelecimento?

No momento de integração de um estabelecimento no serviço de embalagens reutilizáveis da Ecoceno, é definido, em conjunto, o número e o tipo de embalagens a colocar no estabelecimento no momento inicial.
A partir daí, com os registos em tempo real da entrada e saída de embalagens, a Ecoceno consegue prever, com um grau de exatidão relevante, as necessidades do estabelecimento ao longo do tempo, procedendo à entrega e/ou recolha de embalagens sempre que necessário.

O que são as auditorias para verificação de embalagens e como funcionam?

O serviço de embalagens reutilizáveis da Ecoceno pressupõe que cada interveniente registe cada transação de embalagem, por forma a garantir a rastreabilidade de todas as embalagens. Para além disso, nenhum interveniente tem de incorrer no custo de cada embalagem (cerca de 5€), embora tenham a sua posse em diferentes momentos.
Para garantir que o serviço da Ecoceno funciona sem prejuízos e que cada interveniente cumpre as suas responsabilidades, a Ecoceno realiza auditorias para confirmar que o número e tipo de embalagens que estão registados em sistema como em posse de cada estabelecimento está correto. Caso existam diferenças, o estabelecimento incorre no custo de cada embalagem por cada unidade em falta.
A Ecoceno reserva-se ao direito de realizar estas auditorias, em nome próprio ou através de um parceiro, em qualquer momento, mediante um pré-aviso de 48 horas.

As embalagens podem ir à máquina de lavar e ao micro-ondas?

Sim. Todas as embalagens da Ecoceno podem ser higienizadas em máquinas de lavar e/ou colocadas no micro-ondas.

O que acontece se um estabelecimento não pagar e/ou fechar?

Se um estabelecimento não pagar as utilizações de um mês até ao dia 10 do mês seguinte, são empregues esforços razoáveis no sentido de efetuar a boa cobrança do montante em dívida em tempo útil.
Se um estabelecimento não pagar após a tentativa razoável de boa cobrança por parte da Ecoceno, as embalagens são recolhidas do estabelecimento, são tomadas as ações necessárias de carácter legal para a cobrança do montante em dívida e a informação relativa ao estabelecimento é retirada da aplicação móvel e do website da Ecoceno.
Se um estabelecimento encerrar a sua atividade, as embalagens são recolhidas do estabelecimento e a informação relativa ao estabelecimento é retirada da aplicação móvel e do website da Ecoceno.

O que acontece se perder ou estragar uma embalagem?

Caso alguma situação inesperada aconteça, recomendamos que os estabelecimentos entrem em contacto com a pessoa específica que representou a Ecoceno no passado recente. Caso não esteja disponível, recomendamos contactar a Ecoceno através do email geral@ecoceno.pt. Por norma, a perda ou a danificação de uma embalagem resulta na cobrança do custo da embalagem ao consumidor.

Posso utilizar embalagens com a minha marca no serviço da Ecoceno?

Sim. O serviço de embalagens reutilizáveis da Ecoceno tem por base a rastreabilidade das embalagens e a conveniência para a devolução por parte do consumidor. Desta forma, é possível operar este serviço com embalagens com a marca de um estabelecimento. Existe apenas uma diferença para o serviço “tradicional”: as embalagens com a marca de um estabelecimento deixam de poder ser devolvidas em qualquer outro estabelecimento, passando a poder ser devolvidas apenas no próprio estabelecimento e em pontos de devolução sem contacto humano, de onde a Ecoceno recolhe as embalagens e procede à redistribuição pelos estabelecimentos.

Em que material são feitas as embalagens?

O serviço de embalagens reutilizáveis da Ecoceno tem várias embalagens, podendo albergar diferentes materiais. Existem três materiais adequados para diferentes finalidades: plástico, metal e vidro. O plástico é um bom material, representando grande parte das embalagens. O metal tem um pequeno aspeto contra, relacionado com o seu peso, que dificulta a logística deste serviço (o transporte de grandes quantidades de embalagens). O vidro tem, também, um pequeno aspeto contra, relacionado com a possibilidade de quebra, que coloca em causa a possibilidade de reutilização das embalagens.

Quantas vezes podem ser utilizadas as embalagens da Ecoceno?

Embalagens para finalidades diferentes e de fabricantes diferentes têm diferentes tempos de vida útil. Ainda assim, a Ecoceno apenas utiliza embalagens habilitadas para mais de 100 utilizações com um desempenho bom e seguro.

O que acontece quando as embalagens da Ecoceno se desgastam?

Ao fim de centenas de reutilizações, as embalagens podem mostrar sinais de desgaste, sendo necessário, por motivos de higiene e segurança alimentar, retirá-las de circulação. Neste caso, as embalagens devem ser devolvidas à Ecoceno, que as reencaminha para o próprio fabricante, que tem a responsabilidade de efetuar a sua reciclagem e criar novos produtos com os respetivos materiais.

Se tiver alguma questão, o que devo fazer?

Idealmente, documentos como este deverão esclarecer qualquer dúvida comum. Ainda assim, é normal e esperado que existam situações pontuais que dão origem a questões únicas. Nessas ocasiões, recomendamos contactar a pessoa específica que representou a Ecoceno no passado recente. Caso não esteja disponível, recomendamos contactar a Ecoceno através do email geral@ecoceno.pt, onde esperamos dar resposta sempre dentro de 1 dia útil.