FAQ

Perguntas com resposta

Espreite a lista de perguntas frequentes abaixo para esclarecer qualquer dúvida sobre o serviço da Ecoceno.

Geral

Como funciona o serviço da Ecoceno?

Num estabelecimento que utilize o serviço da Ecoceno, os consumidores podem pedir para receber as refeições em embalagens reutilizáveis. Podem fazê-lo através de duas formas: mostrando o código QR que encontram dentro da aplicação móvel da Ecoceno, ou enviando, através das aplicações dos serviços de entrega de comida, o código alfanumérico que encontram, também, dentro da aplicação móvel da Ecoceno.
Depois de receberem as refeições em embalagens reutilizáveis, os consumidores têm 14 dias para devolver as embalagens. Caso não o façam, incorrem num custo de 8€ por cada embalagem (exceto de pizza), 12€ por cada embalagem de pizza, e 2€ por cada saco, passando estes a ser seus.

Porque tenho de associar um cartão bancário na aplicação da Ecoceno?

O serviço da Ecoceno é gratuito para os consumidores. Contudo, como os consumidores têm em posse embalagens reutilizáveis da Ecoceno, que têm um custo relevante, é necessário existir um mecanismo que garanta a sustentabilidade económica do serviço, no caso de os consumidores não devolverem as embalagens.
Tradicionalmente, os sistemas de depósito são utilizados em vários sectores e para várias finalidades. No entanto, estes sistemas obrigam a um esforço económico por parte dos consumidores, que a Ecoceno pretende evitar.
Ao obrigar os consumidores a associar um cartão bancário na aplicação, a Ecoceno garante que não incorre em prejuízos caso os consumidores não devolvam as embalagens, ao mesmo tempo que não obriga os consumidores a incorrerem no esforço económico associado aos sistemas de depósito.

Onde posso devolver as embalagens?

Há duas formas para ver onde se pode devolver as embalagens que integram o serviço de embalagens reutilizáveis da Ecoceno: na aplicação móvel da Ecoceno e/ou no website da Ecoceno.
Na aplicação móvel da Ecoceno, disponível para iOS e Android, é possível ver onde se pode devolver as embalagens na aba “Mapa” e selecionando o filtro “Locais de devolução”.
No website da Ecoceno, no sítio www.ecoceno.pt, é possível ver onde se pode devolver as embalagens na aba “Parceiros”.

Como posso devolver as embalagens?

Há dois locais onde se pode devolver as embalagens que integram o serviço de embalagens reutilizáveis da Ecoceno: estabelecimentos e pontos de devolução sem contacto humano.
Nos estabelecimentos, as embalagens devem ser entregues em mão, para que o estabelecimento registe a entrada de cada embalagem através da leitura do respetivo código QR, sendo um processo instantâneo.
Nos pontos de devolução sem contacto humano, as embalagens devem ser colocadas no ponto de devolução, sendo que a Ecoceno procede à sua recolha de 2 em 2 dias úteis. Por este motivo, a devolução em pontos de devolução não é um processo instantâneo, demorando até 2 dias úteis para que o registo de devolução aconteça.

Posso pedir a alguém para devolver as embalagens por mim?

Sim. Não é preciso ser o próprio consumidor a devolver as embalagens. Uma vez que cada embalagem é identificada individualmente, no momento de devolução apenas é necessário registar a transação de cada embalagem.

Em que estado posso devolver as embalagens?

A recomendação geral passa por, depois de uma refeição desfrutada, passar as embalagens por água. Não é necessário lavar (à mão ou em máquina), mas é pedido que cada consumidor passe cada embalagem por água, por forma a proceder à devolução sem restos de comida, sujidade ou cheiros.
Os estabelecimentos têm autonomia para rejeitar a devolução de uma embalagem que não considerem em bom estado (suja, danificadas, entre outros), assim como a Ecoceno tem autonomia para não aceitar uma devolução num ponto de devolução sem contacto humano pela mesma razão.

O que acontece se perder ou estragar uma embalagem?

Caso alguma situação inesperada aconteça, recomendamos que os consumidores entrem em contacto com a Ecoceno através do email geral@ecoceno.pt. Por norma, a perda ou a danificação de uma embalagem resulta na cobrança do custo da embalagem ao consumidor.

As embalagens podem ir à máquina de lavar e ao micro-ondas?

Sim. Todas as embalagens da Ecoceno podem ser higienizadas em máquinas de lavar e/ou colocadas no micro-ondas.

Como é garantida a higiene das embalagens?

Por motivos de higiene e segurança alimentar, a responsabilidade pela higienização das embalagens é de cada estabelecimento, devendo realizá-la de acordo com as leis em vigor relativas a esta matéria.

Em que material são feitas as embalagens?

O serviço de embalagens reutilizáveis da Ecoceno tem várias embalagens, podendo albergar diferentes materiais. Existem três materiais adequados para diferentes finalidades: plástico, metal e vidro. O plástico é um bom material, representando grande parte das embalagens. O metal tem um pequeno aspeto contra, relacionado com o seu peso, que dificulta a logística deste serviço (o transporte de grandes quantidades de embalagens). O vidro tem, também, um pequeno aspeto contra, relacionado com a possibilidade de quebra, que coloca em causa a possibilidade de reutilização das embalagens.

Quantas vezes podem ser utilizadas as embalagens da Ecoceno?

Embalagens para finalidades diferentes e de fabricantes diferentes têm diferentes tempos de vida útil. Ainda assim, a Ecoceno apenas utiliza embalagens habilitadas para mais de 100 utilizações com um desempenho bom e seguro.

O que acontece quando as embalagens da Ecoceno se desgastam?

Ao fim de centenas de reutilizações, as embalagens podem mostrar sinais de desgaste, sendo necessário, por motivos de higiene e segurança alimentar, retirá-las de circulação. Neste caso, as embalagens devem ser devolvidas à Ecoceno, que as reencaminha para o próprio fabricante, que tem a responsabilidade de efetuar a sua reciclagem e criar novos produtos com os respetivos materiais.

Se tiver alguma questão, o que devo fazer?

Idealmente, documentos como este deverão esclarecer qualquer dúvida comum. Ainda assim, é normal e esperado que existam situações pontuais que dão origem a questões únicas. Nessas ocasiões, recomendamos contactar a Ecoceno através do email geral@ecoceno.pt, onde esperamos dar resposta sempre dentro de 1 dia útil.