Embalagens reutilizáveis: mais baratas, melhor desempenho
A partir de 1 de Julho de 2022, as embalagens de utilização única, com plástico, para o regime de pronto a comer são taxadas no montante de 30 cêntimos por unidade. Uma refeição composta por um prato principal e uma sopa, entrada ou sobremesa, requer, em média, a utilização de 3 embalagens. Assim, um consumidor médio passa a incorrer num custo adicional de 90 cêntimos. A este valor acresce os já cobrados 10 cêntimos relativos ao saco de transporte, totalizando 1 euro em contribuições sobre o consumo. Contudo, o mesmo consumidor pode optar por receber a mesma refeição em embalagens reutilizáveis da Ecoceno, evitando este custo na íntegra. Neste caso, para além de obter uma poupança considerável, o consumidor recebe uma refeição em embalagens que não vertem líquidos, que não se deformam e que podem ir ao forno ou ao microondas.
Quem paga pela utilização das embalagens reutilizáveis da Ecoceno?
Evitado o 1 euro relativo a contribuições sobre o consumo, coloca-se a questão de quem paga pela utilização das embalagens reutilizáveis da Ecoceno. Atualmente, os restaurantes podem optar (ou não) por cobrar o custo em que incorrem aquando da compra das embalagens descartáveis. Este mesmo custo é incorrido quando são utilizadas embalagens reutilizáveis da Ecoceno, pago, igualmente, pelo restaurante. Ou seja, em vez de pagarem cerca de 20 cêntimos por cada embalagem descartável, pagam o mesmo valor por cada utilização de uma embalagem reutilizável. Por consequência, o serviço da Ecoceno é gratuito para o consumidor final.
Como se utiliza as embalagens reutilizáveis da Ecoceno?
Para utilizar embalagens reutilizáveis da Ecoceno, um consumidor apenas necessita de descarregar a aplicação móvel da Ecoceno, criar uma conta e associar um cartão bancário. A partir desse momento, sempre que for comprar uma refeição a um restaurante, apenas necessita de pedir que sejam utilizadas embalagens reutilizáveis da Ecoceno, mostrar o seu código QR, disponível na aplicação móvel, e desfrutar da refeição. De igual forma, sempre que pedir a entrega de uma refeição em casa, o consumidor pode pedir que sejam utilizadas embalagens reutilizáveis da Ecoceno através da inclusão do seu código de utilizador da Ecoceno, disponível na aplicação móvel, nas observações do pedido.
Porque é necessário associar um cartão bancário?
Uma vez desfrutada a refeição, o consumidor tem de devolver as embalagens reutilizáveis, num prazo de 14 dias, em qualquer um dos vários locais de devolução. Contudo, para garantir a viabilidade ambiental e económica do serviço prestado pela Ecoceno, nos casos em que o consumidor não devolve as embalagens reutilizáveis, o seu custo é imputado ao consumidor, sendo realizada uma cobrança automática no cartão bancário associado.